top of page

Constelações Sistêmica Familiar e Estrutural Empresarial - Berenice Lancaster - Destaque PRO

Atualizado: 4 de out. de 2023

Aplicabilidade: nos conflitos pessoais, interpessoais, transpessoais e judiciais.


Como advogada e consteladora combino as duas áreas de atuação para trabalhar e minimizar conflitos intrapessoal, interpessoal e transpessoal. Já como terapeuta de Constelação Familiar viso atender pessoas para que obtenham uma vida mais saudável, conduzo todo o processo, acolhendo o indivíduo e dando a ele as instruções necessárias para que consiga representar a sua família ou o grupo ao qual pertence com aceitação, honra e reverência.


Os movimentos de constelação podem ser realizados, ambos online ou presencial:

- Em grupo de pessoas onde os participantes funcionarão como representantes dos integrantes do sistema que o cliente trará seu tema (dor) para ser constelado.

- Individual de forma que nesta modalidade os representantes serão bonecos colocados no campo de trabalho de acordo com as escolhas e desejos internos e o tema/dor a ser constelado.


Algo relevante é que a própria pessoa possa escolher o método que melhor se identifique e faça sentido para ela.

 

Constelaçao Familiar

A constelação familiar, também conhecida como constelação familiar sistêmica, é uma prática terapêutica alternativa usada para resolver conflitos familiares que atravessam gerações e que podem trazer prejuízos para a vida de uma pessoa. Como é uma terapia sistêmica – não tem relação com nenhuma religião – devido que trabalha com a ideia de que quando alguém tem um conflito deve procurar entender essa questão dentro do sistema do qual ele faz parte.

Ela trabalha no campo energético do grupo familiar, com as relações que não enxergamos conscientemente. Mais do que terapia, é um trabalho que busca a reconciliação com todos os antepassados e também suas questões excluídas (dinheiro, sexo, amor, etc.) para que nós não precisemos repetir padrões de sofrimento e escassez.

Ou seja, a constelação familiar pode ser usada em quaisquer conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avós), entre casais, entre pessoas com dificuldades de se relacionar, com problemas de saúde, dinheiro, emoções, trabalho, entre outros. É uma modalidade de terapia que busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo em que os participantes interpretam e representam o histórico e ancestralidade familiar do paciente.

Não basta o amor precisa de uma determinada ordem para poder fluir e, quando há desordem, as dinâmicas da constelação apontam para um bloqueio no fluxo do amor, havendo necessidade, na maior parte dos casos, de ter um movimento próprio para restabelecer a harmonia e criar um sentimento de leveza, desbloqueando e reconectando o fluxo do amor que fora interrompido.

Tendo isso em vista o cliente revisa todas as situações familiares que moldaram seu estágio atual de vida. Inclusive pode ser aplicadas todas as questões que a pessoa queira olhar, não somente relacionadas à família, mas empresarial, organizacional, entre outras. Hoje, inclusive, é usada tanto no Judiciário, como método de resolução de conflitos, como também no Sistema de Saúde Público.

 

O que significa constelar um tema?

O cliente informa ao facilitador da constelação o tema pessoal que o incomoda. Já o constelador aborda fazendo algumas perguntas e pede para o cliente escolher as pessoas que vão representar determinados papéis. Por meio da observação dos olhares dos representantes, das posturas do corpo e das direções para onde estão virados, as dinâmicas ocultas começam lentamente a vir à superfície.

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema dinâmico que surja. Pode durar de cinco minutos a uma ou mais horas. O tempo não tem nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes. Participa da constelação não só quem coloca o tema, como também quem é escolhido para representar papéis no sistema e quem apenas assiste.

É indicada para todas as pessoas que queiram de fato olhar para uma questão (dor) em sua vida. Tem ligação com o sentir, a escolha é a escolha da alma e, com certeza, sempre pautada com o que a pessoa melhor se identifica. E quem a busca deve sempre se identificar com o método.

 

Benefícios

-Alívio: Uma pessoa imersa em seu círculo familiar problemático demonstra constantemente dificuldades em se pôr diante de outras pessoas. Esses atritos, provocados pelas inconsistências de sua origem, a perturbam e a colocam numa posição bastante ruim. Contudo, a terapia pode trazer alívio e clareza a esse indivíduo, eliminando a tensão impregnada.

-Família: Uma pessoa que se dispôs a ser constelada pode reatar seus laços com a sua família. Isso porque a ligação corrompida que os unia não existe mais. Assim, isso possibilita que ela os enxergue com novos olhos, valorizando a sua presença e convívio.

-Relacionamentos: Uma pessoa marcada por traumas subliminares da família tende a reproduzir tais comportamentos. Seja pela influência ou tentativa de resolvê-los, um indivíduo certamente vai prejudicar a relação com o parceiro. Contudo, a terapia é capaz de restaurar o seu equilíbrio. Dessa forma, o constelado se tornará uma pessoa mais decisiva e amorosa.

-Trabalho: Do mesmo modo que impede seu crescimento pessoal, os problemas de sua árvore genealógica, também o afetam no trabalho. Isso porque a tomada de atitudes depreciativas oriundas de seus antepassados põe em risco sua atuação no mercado. Nesse contexto, a transformação permite que você enxergue o que causa danos e tome decisões certeiras e necessárias à sua carreira.

-Comportamento: Ainda que uma pessoa seja boa, ela pode ter ações que a prejudicam. Sem querer, suas atitudes tomam um efeito crescente quando carregadas por impulsos. Aos poucos, esse comportamento declina a sua imagem. Entretanto, a terapia é capaz de enxergar tais ações e induzi-lo a melhorá-las, beneficiando os seus relacionamentos.

-Financeiro: Um dos benefícios da constelação também se aplica ao uso do dinheiro. Nesse contexto, uma pessoa com gastos descontrolados afeta gravemente o círculo familiar em que vive e as amizades próximas. Assim, quando a terapia entra em vigor, o constelado se mostra capaz de fazer um uso consciente dos seus recursos, podendo melhorar fisicamente o ambiente e as relações onde se encontra.

-Comunicação: Os traumas familiares são capazes até de mexer com nossa fala. Devido à insegurança que carregamos, podemos apresentar dificuldades em nos pôr diante de uma plateia para verbalizar. Ao ser constelada, uma pessoa se torna mais confiante e comunicativa, vencendo qualquer barreira de diálogo imposta.

Duração da Sessão: em média 1h e 30min. Valor de cada sessão individual: R$397,00 e em grupo R$797,00





28 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page